A ÚLTIMA MUDANÇA

O Google realizou uma leve mudança em seu logo por volta de 2013, e hoje (1 de setembro) eles divulgaram outra alteração, mas dessa vez bem diferente das apresentadas nas outras vezes. Eles repaginaram a identidade visual da empresa toda.

UMA PAUSA

Google-logos

Repare: como qualquer logotipo que se preze, foi feito um estudo (nesse caso, bem profundo) de cores, formas, combinações, fontes e outros aspectos. Uma coisa que muitos leigos desconhecem, e acabam cometendo aquela pergunta clássica: “nossa tudo isso só um por um logotipo? mas eu quero uma coisa simples”. Pois é, o google está aí para provar que até mesmo um logotipo “simples” requer um estudo de identidade visual.

CONTINUANDO

Este novo logotipo ganhou um redesign plano (Flat Design – em outras plavras, um design liso, sem efeitos do tipo degradê ou textura) que está totalmente ligado as tendências atuais (blogs, apps, etc.). Segundo eles, também decidiram mudar as fontes para que ficasse uma imagem mais alinhada com as próximas direções da empresa.

Eu achei que lembra um pouco a fonte do Android, mas não vem ao caso.

O que o time de design do google disse sobre a identidade visual e a nova fase da empresa:

“Não é a primeira vez em que mudamos o nosso visual e, provavelmente, não será a última. Mas achamos que a atualização de hoje é um grande reflexo de todas as formas como o Google trabalha pra você por meio da Busca, do Maps, do Gmail, do Chrome, entre outras. Nós acreditamos termos pego o melhor do Google (simples, desembaraçado, colorido, simpático) e rearranjado não só para o Google de hoje mas também para o Google do futuro.”

 

gif-animado-google-novologo

Além de tudo, o Google mostrou que também pretende renovar a experiência para os usuários. A nova animação de quatro pontos permite que você saiba quando o Google está trabalhando/carregando; eles saltam, e ao quando o usuário fala (ao invés de digitar) as formas mudam para algo parecido com um equalizador. Acredito que outras mudanças não anunciadas também acontecerão.

Assistam alguns alguns vídeos bem curtos e didáticos dessa nova experiência abaixo:

CONSTRUÇÃO DO LOGOTIPO

 

 

GOOGLE DOTS (PONTOS)

EM FUNCIONAMENTO

Agora é aguardar para ver tudo novo funcionando em breve!